Olá!!!!!
Demorei mas aqui estou. rsrs.
Vamos falar do João Otávio??? :)
Hj vou tentar resumir um pouco da história dele pq algumas pessoas começaram a nos acompanhar agora....pois bem, João Otávio nasceu de 35 semanas no dia 31/03/2011, pq minha bolsa estourou....na minha gestação durante o pré-natal não foi observado nenhuma alteração, mas ao nascer os médicos perceberam uma má formação na mão direita e o pé torto congênito unilateral (pé direito)....tomamos um susto, uma verdadeiro "baque", que nos abalou muito....dias difíceis. Mas começamos a correr contra o tempo para iniciar o tratamento do pé....ao todo ele passou 10 dias no hospital, entre UTI e quarto, devido ao desconforto respiratório pela pré-maturidade e por conta de uma ictérica com um nível alto de bilirrubina.....enfim, no dia seguinte da alta já iniciamos o tratamento do pé com trocas semanais de gesso, cirurgia e uso da órtese...fomos em vários médicos, geneticista, João realizou vários exames e foram descarttas síndromes e algum problema genético, segundo os médico o aconteceu foi a chamada brida amniótica.
Mais informações sobre o tratamento do pé torto congênito e sobre a brida amniótica vocês podem encontrar nas minhas postagens antigas.
Ele passou ao todo por 5 cirurgias, uma no pé (tendão), duas nas mãos para uma melhor funcionalidade e duas nos olhinhos pq ele teve obstrução do canal lacrimal.
Atualmente 3 anos e 7 meses....andando, falando, correndo, brincando....enfim, sendo criança!!!!
Na escola, está ótimo, sem atraso cognitivo, apenas no começo do ano apresentou um pouco de dificuldade no relacionamento com os coleguinhas, mordendo, batendo.....de vez em quando um recadinho na agenda que me deixava bastante triste...a mamãe psicóloga não estava dando conta do recado (na faculdade a gente aprende a ser psicóloga, não mãe né?? rsrsrs) mas em parceria com as professoras, terapeuta ocupacional, psicóloga da escola e a psicóloga dele (que é neuropsicóloga e trabalha com a terapia cognitivo comportamental), tivemos grandes avanços e hoje em dia ele não apresenta mais esse comportamento.
Com relação a mão, ele faz praticamente tudo com a mão direita, inclusive já começou a escrever seu próprio nome, apresenta algumas dificuldades para manusear objetos grandes, mas a mão esquerda ajuda quando não consegue, ou seja, ele logo "tira de letra", como já entende tudo, às vezes percebo ele "comparando" as duas mãos, chegou um dia a me pedir assim: "mamãe eu quero dedos grandes", confesso que meu coração na hora ficou em pedaços, mas sabiamente consegui conversar com ele e tentei explicar que ele nasceu com a mãozinha um pouco diferente mas que era um mão linda e que existiam outras crianças também como ele, mostrei fotos e ele entendeu do jeitinho dele....hoje em dia se alguém perguntar ele simplesmente diz "nasci assim" e pronto! Volta a fazer o que estava fazendo....em casa tratamos ele como uma criança, brincando, colocando limites e educando.
O pé direito está corrigido, ele anda normalmente, já está de alta da órtese e estivemos recentemente no ortopedista que agora só quer vê-lo daqui 1 ano, os dois dedos que tem sindactilia ("dedos grudados") não estão atrapalhando em nada seu desenvolvimento. Ele faz natação e educação física na escola e está em desenvolvimento adequado para a idade.
Cirurgias agora apenas por estética, eu e meu esposo Thiago decidimos que vamos deixar ele crescer e dizer se quer ou não mudar alguma coisa, seja no dedos da mão, seja para soltar os dedinhos do pé ou colocar um silicone na panturrilha (a perna direita é um pouco mais fininha que a esquerda).
Gostaria de aproveitar essa postagem e mais uma vez agradecer a todas as pessoas que entram em contato comigo. Fico imensamente feliz e grata por cada contato e cada palavra, dinheiro nenhum paga um depoimento de uma mãe que me diz que consegui de alguma maneira ajudar. Me emociono sempre. Já aconteceu de joão conversar com uma amiguinha através do celular, a coisa mais linda do mundo os dois, ele com 3 anos e a menina com 4 conversando, eles mostrando um ao outro suas mãos "iguais". Foi lindo, lindo e inesquecível!!!!
Estou sempre disponível para que vocês entrem em contato comigo e mil perdões se demorei alguma vez para responder.
e-mail: otaviabibiano@hotmail.com
Até a próxima ;)
Otávia (mãe do João)
Nenhum comentário:
Postar um comentário