quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Consulta com o geneticista

Olá, como promotido aqui estou para falar como foi hoje (um pouquinho tarde) a consulta com o geneticista.
A primeira coisa que o geneticista pediu foi o desenvolvimento pôndero-estatural do João Otávio, que é aquele gráfico que tem na caderneta de saúde da criança, onde o pediatra todo mês coloca o peso, a altura e o perímetro cefálico do bebê, ele analisou e nos falou que está tudo dentro da normalidade.
A segunda foi uma análise clínica onde ele conseguiu observar melhor a questão da brida aminiótica e confirmar que realmente ele possui alguns anéis (parecem dobrinhas) na perna e no braço, mas não temos com o que se preocupar, temos sim que agradecer porque esses são sinais de que os fios que prenderam a mão direita causando a má formação passaram mas não prenderam os membros....vão ser apenas dobrinhas!!!

observem na setinha uma das "dobrinhas" que João tem

E por último ele solicitou um exame que teremos que lutar para o plano saúde autorizar por que é um exame caro, mas nos deu a lei que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu para procedimentos e eventos em saúde.
 Esse exame chama-se array-CGH, e é uma técnica de citogenética molecular que permite verificar se há perdas ou ganhos de segmentos cromossômicos submicroscópicos no genoma de um indivíduo.
João Otávio fez o cariótipo por bandeamento G que é uma técnica citogenética que oferece informação semelhante, mas com limite de resolução bem menor, já o exame de array-CGH detecta alterações cromossômicas de 10 a 100 vezes menores do que é visível ao microscópio óptico.
Ou seja, esse exame fará uma "varredura" no DNA, porque o cariótipo só analisa os cromossomos.
Enfim, também solicitou que quando João completar 1 ano fazer uma nova ultrasson de abdomen total e voltar para ele quando sair o resultado do exame, que é em torno de 60 dias por ser um exame muito detalhado e algumas vezes é necessário ir para fora do Brasil para uma análise mais rigorosa, e se caso esse exame der alguma alteração eu e Thiago teremos que fazer exames também, se der tudo dentro da normalidade tudo que aconteceu com o João foi um fator extrínseco (externo).
Enquanto isso seguiremos nossa vida tranquila com a certeza de tudo vai dar certo e que vamos conseguir fazer o exame pelo plano de saúde sem transtornos.
Abraços e até a próxima postagem.


5 comentários:

  1. Oi prima! Tudo bem?
    Fiquei sabendo so agora do João. Ele é muito fofo! Parabéns pelo seu baby! Imagino q está sendo uma luta pra vcs, mas vai dar tudo certo, ou melhor, já está dando ne? João vai crescer saudavel e lindo.
    Um super bjo.
    Lu

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Primeiramente gostaria de desejar muita saúde ao seu guerreiro! Tenho um caso na minha família que também precisa desse exame, o Array - CGH. Qual foi a lei que foi sugerida para você??

    Atenciosamente,

    Paula Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula respondi abaixo como fazer o exame através da Defensoria.
      Abraços e estou à disposição (otaviabibiano@hotmail.com)

      Excluir
  3. Ola, tenho a mesma duvida da paula oliveira. Qual foi a lei? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris....não tem lei específica que "obrigue" o plano de saúde fazer o exame Array - CGH. As pessoas que eu entrei em contato que fizeram o exame foi através da Defensoria Pública, entra com o processo, leva toda documentação (se vc quiser passo quais são) e aguarda o resultado, que normalmente demora um pouquinho!!!!
      Qualquer dúvida estou à disposição pelo e-mail otaviabibiano@hotmail.com
      abraços

      Excluir