segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pé Torto Congênito (PTC) - O tratamento

Como já havia comentado a partir de agora vou detalhar todo tratamento que João Otávio está fazendo.
No dia que ele nasceu e soubemos do diagnóstico do pé, Thiago começou a pesquisar e falar com médicos sobre o que melhor fazer com nosso filho, pois estávamos cheios de dúvidas e medos....será que ele vai andar?jogar bola?...foi então que recebemos a visita, ainda no hospital, do ortopedista que nos esclareceu tudo e já ficamos certo de dar início ao tratamento assim que ele tivesse alta da maternidade, estávamos ansiosos para começar e sair do hospital. (ao todo foram 8 dias bem cansativos!!!)
Abaixo segue a foto do pé quando ele nasceu (o pé esquerdo não era torto, foi só posição que ele estava no útero, não foi necessário nenhum tratamento).
Um pouco do tratamento pelo método de Ponseti:
É baseado na biologia da deformidade e na anatomia funcional do pé e deve ter início logo após o nascimento (7 a 10 dias) é necessário usar gesso semanalmente, normalmente de 6 a 10 gessos, depois se for o caso, é feita a tenotomia (cirurgia no tendão),e a criança fica mais 3 semanas com um único gesso.
Os genes responsáveis pela deformidade do pé torto estão ativos começando da décima-segunda à vigésima semana de vida fetal e essa atividade dura até os 3-5 anos de idade, essa deformidade ocorre durante o período de crescimento rápido do pé.
Com a técnica do Dr Ponseti de correção de pé torto, as superfícies articulares dos ossos adquirem novamente a forma adequada e congruente na sua posição normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário