segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O uso da órtese (Dennis Brown)

Bem, depois da retirada do último gesso, coloca-se a órtese, e durante 3 meses é necessário o uso 23 horas por dia (tira somente para o banho) e depois com autorização médica passe-se para 14 horas por dia por tempo indeterminado (depende de cada caso, geralmente até os 4 anos de idade), sendo acompanhado de 3 em 3 meses para avaliação, nesse período o bebê fortalece os músculos.
Os médicos recomendam que nessa fase a gente coloque a órtese enquanto o bebê dorme.
Confesso que foi muito difícil os primeiros dias de adaptação, foi bem estressante, e pra segurar exigia um enorme cuidado para não machucar, e a gente  precisou ter muita paciência e atenção.
Eu tinha lido na internet que a gente precisava aceitar, para o bebê aceitar também, e não ficar dizendo que ele é coitadinho (confesso que tanto falei como ouvi muito)porque ele está sendo tratado.
Sair com o João Otávio para ir ao shopping, almoçar ou lanchar por exemplo, era bem interessante, a gente sentiu na pele como as pessoas são preconceituosas e não disfarçam, mas isso conseguimos encarar numa boa, sem falar que na fase do gesso as pessoas associavam a fratura (achavam que a gente tinha derrubado ele ou algo parecido), até alguns médicos perguntavam espantados o que tinha acontecido com a perna dele.
Durante 3 meses foi tudo tranquilo.....João Otávio se adpatou bem, só que devido ao fato de estar com as pernas "amarradas" teve um pequeno atraso no que diz respeito a parte de sentar e rolar por exemplo, mas quando ele foi liberado para usar a órtese somente para dormir, ele começou a fazer terapia ocupacional (TO), e logo ele recuperou o "tempo perdido", hoje em dia ele já rola até com a órtese, fica de barriga pra baixo num piscar de olhos, mas mesmo assim ele continua fazendo TO e também Fono (fisoterapia até o momento não está sendo necessário).
Fizemos a opção de usar a botinha apenas na parte da noite (14 horas direto) porque ele possa passar o dia inteiro sem precisar usar.
Na próxima semana iremos para a primeira revisão com o ortopedista, depois de 3 meses do uso da órtese em tempo reduzido. Vai ser avaliado se o pé continua flexível e se estamos usando corretamente a órtese.
Na foto abaixo pode-se perceber como está o pé dele atualmente (a dobrinha que aparece na canela é a marca da órtese, que sai com o passar do tempo, assim como um excesso de pele que fica na parte de fora do pé direito, que como era torto ficava "esticada").
Nas próximas postagens falarei da nossa luta no tratamento da mão do João Otávio.
Abraços.

6 comentários:

  1. Fiquem com Deus, tudo vai dar certo, alias ja esta dando. Fé! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga...

    Não só o pequeno João é um GRANDE guerreiro, mas você, Thiago e toda sua família também...eu tenho certeza que tudo dará certo...até por que aquele gorduxinho gostosooooooooo merece e você também!
    Quero morder as coxas e as bochechas dele muitoooooooo!
    Beijossss 1000!

    ResponderExcluir
  3. minha filhinha passou por td isso e semana que vem começara a usar somente p/ dormir....boa sorte p/ nós

    ResponderExcluir
  4. Eu queria o contato porque eu preciso urgente de uma órtese para meu bebe

    ResponderExcluir
  5. Mensagem filho começou a usar há 2 dias. Só que 1 pé está saindo direto da órtese.
    Isso aconteceu com seu filhote?
    Obs: o pé dele é muito pequeno

    ResponderExcluir
  6. O pé do meu também é pequeno, só que o Ortopedista aconselha colocar de novo e apertar bem o sapatinho.

    ResponderExcluir