quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nascimento do João Otávio...

...exatamente 5:36 da manhã, considerado pré-maturo tardio (8 meses), pesando 2.735kg, medindo 46cm, teve desconforto respiratório e precisou ir para U.T.I neo.
Quando cheguei no quarto, percebi que João Otávio não estava, foi quando Thiago, meu esposo, ficou sozinho comigo no quarto e me deu a notícia: "nosso filho está na U.T.I, está sendo aquecido, recebendo um pouco de oxigênio, daqui a pouco ele vem para o quarto.......só que ele nasceu com um probleminha na mão e no pé", fiquei muito assustada e pedi para que ele não me escondesse nada......ele tentou me acalmar de todas as maneiras, mas foi muito difícil porque um dia antes do parto tinha feito uma ultrasson e o médico disse que estava tudo "perfeito" com o meu bebê.
O sentimento de impotência diante da situação que estávamos vivendo angustiava muito, eu só tinha visto o João Otávio muito rapidamente na hora que ele nasceu....fiquei inconsolável pois estava vivendo uma situação muito inesperada...eu repetia o tempo todo:"o médico da ultrasson não nos avisou, não disse nada.....o que foi que aconteceu???"......foi como se uma bomba tivesse caído em nossas cabeças (sou psicóloga e trabalho com crianças especiais e não conseguia parar de pensar nos meus pacientes e nas mães que eu tanto ajudava...naquele momento era eu que estava precisando de ajuda...sabia que seria uma correria muito grande)....choramos muito, desabafamos... mas logo em seguida levantamos a cabeça e falamos:"se tem solução então vamos correr atrás....o que nosso filho precisar iremos fazer por ele".
Os médicos deram um diagnóstico preliminar: Pé torto congênito unilateral (pé direito) e brida amniótica na mão direita (má formação nos dedos, exceto polegar).
Thiago no mesmo dia consultou médicos, acessou a internet, e logo descobriu que para o pé torto congênito (PTC) existia um método chamado de Ponseti (tratamento) que ajuda o pé a ficar na posição normal, e a para a mão uma cirurgia corretiva torná-la o mais funcional possível.
João Otávio passou 3 dias na neo (só queriam liberá-lo quando ele estivesse mamando bem)....quando chegou no quarto foi uma alegria só...estava sendo muito difícil ficar no quarto, receber visitas e o bercinho sem o João......não sei onde busquei forças (eu tinha que ser forte e passar segurança para todos)para cuidar do meu filho e amamentá-lo (exclusivamente, sem complemento nenhum)....estava extremamente sensível depois do parto...e para completar João teve icterícia, precisou de fototerapia e foram mais 4 dias de hospital até que finalmente fomos para casa!!!!!
...
A partir das próximas postagens vou falar detalhadamente dos exames realizados, do tratamento, das trocas de gesso, das cirugias (da mão e do pé) que ele fez, do dia a dia com o aparelho (órtese) Dennis Brown... pois agora já me sinto preparada para falar sobre o assunto e me coloco a disposição para tirar dúvidas e compartilhar com famílias e amigos todas as nossas alegrias e vitórias com o nosso guerreiro João Otávio, que é um bebê super saudável, esperto, risonho, fofoooo e mais milhões e milhões de qualidades que eu, super coruja, ficaria escrevendo até acabar os caracteres...kkk
beijos

2 comentários:

  1. Olá! ! o seu blog me ajudou bastante, quando li este texto me lembrei de tudo que passei ao nascimento de minha princesa Sara Sophia, ela teve brida amniótica na mão direita e pés tortos bilateral ela nasceu dia 13 março deste ano assim como vc sou de Maceió vc fez o tratamento dos pés com qual medico inicie com um médico mais foi feito de forma errada e estou mudando para outro.
    base para seu guerreiro. ����

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiano, fico feliz em ter te ajudado 😊
    Estou um pouco ausente do blog por causa da correria diária 😰
    O ortopedista que acompanha João é o Dr. Roberto Araújo, atende no centro medico do açúcar e na santa casa.
    Qualquer coisa me adiciona no face e ou me manda um e-mail que vejo e respondo com mais rapidez que por aqui.
    Obrigada e tudo de melhor pra sua princesinha 🙏

    ResponderExcluir